O processo de envelhecimento é extremamente complexo e heterogêneo, mas não precisa ser um peso. Com este pensamento é que nasceu a 50mais Ativo: ajudar a desenvolver um estilo de vida mais saudável e com mais qualidade de vida, através da preparação para o envelhecimento, do fortalecimento do sentimento de pertencimento, auto-estima, respeito, desenvolvendo atividades que visam interagir, contribuir e compartilhar experiências, promover a independência, inclusive dos menos autônomos. Afinal, ninguém envelhece igual! Visamos também preparar os profissionais que atuam com este público, direta ou indiretamente, para que cada vez mais o idoso seja acolhido e respeitado em nossa sociedade.

A Organização Mundial da Saúde em seu relatório apresentado em setembro/2015, coloca que o “Envelhecimento Ativo é o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas”.

As linhas de ação da 50mais Ativo levam em consideração estas três áreas que envolvem o envelhecimento ativo: a saúde que proporciona o bem-estar físico, social e mental; a participação na sociedade conforme as necessidades, habilidades e desejos da pessoa e a segurança, proteção e cuidados para todos que precisam de assistência.

Queremos ajudar você, que está com 50+ a fazer escolhas que possam trazer saúde a cada ano que passa, porque mesmo que algumas dificuldades se apresentem, ainda somos capazes de aprender coisas novas, cuidar e melhorar da nossa saúde, criar novas memórias, desenvolver novas amizades, iniciar novos projetos – assim, trazer vida nova aos anos que se aproximam.

Preocupamo-nos em propor atividades que se adaptam as diferentes idades e condições de saúde e você sempre encontrará algo que lhe agrade, e com este conceito de vida, 50mais Ativo definiu sua missão, sua visão e seus valores:

MISSÃO

  • Prestar múltiplos atendimentos, respeitando os novos desafios que o envelhecimento apresenta, favorecendo a participação ativa do indivíduo em suas escolhas.

VISÃO

  • Ser referência no atendimento às múltiplas necessidades de quem envelhece.

VALORES

  • Paixão pelo ser humano
  • Respeito à diversidade e à individualidade
  • Inovação e empreendedorismo

Nossa logomarca

O número 50 chama a atenção para nosso público alvo – pessoas com 50 anos e mais, compreendendo que é possível se preparar para a velhice, mas atuar para modificar sua condição e favorecer o envelhecimento ativo mesmo muito acima dos 50 anos, demonstra nosso conceito de buscar um envelhecimento ativo sempre.

A cor verde utilizada não foi escolhida ao acaso. Essa cor está totalmente relacionada com nosso objetivo, pois significa esperança e liberdade, e está associada à natureza e aos conceitos de saúde, vitalidade e juventude. Significa ainda a renovação e a plenitude, o verde acalma e traz equilíbrio ao corpo e ao espírito.

É exatamente isto que a 50mais Ativo pretende – vamos compartilhar nossas emoções, sentimentos e criar uma grande rede de pessoas de 50+ que acreditam que podem sim mudar e/ou melhorar sua vida.

Nunca é tarde demais para começar, para aprender e reaprender, muito menos para continuar a fazer o que gosta, seja qual for sua idade: 50, 60, 70, 100 anos. Você tem o direito e a obrigação de aproveitar a vida, para isso não existe uma idade limite!

Vamos juntos, resgatar sonhos, favorecer a troca de experiências, promover o crescimento pessoal, difundir conhecimento – enfim, vamos viver com qualidade de vida! Afinal, sempre é tempo para recomeçar!!!

Nossa Equipe

Nossa equipe é formada por profissionais de diferentes áreas, mas que se completam e que vem atuando há bastante tempo na área da gerontologia, no atendimento a pessoas com dificuldades cognitivas e junto a famílias de pessoas com doenças neurodegenerativas. Toda vivência adquirida nestes mais de 20 anos, mostrou a necessidade de pensar em uma nova estrutura de trabalho onde fosse possível utilizar o conhecimento obtido na colaboração às pessoas com 50+ a se prepararem para o envelhecimento de uma maneira bastante dinâmica e ativa.

Fabiana Satiro

É graduada em Pedagogia pela Universidade Mackenzie, com Especialização em Administração pela FAAP-SP, Pós-graduação em Gerontologia e em Educação em Saúde pela Unifesp, Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP, especializanda em Neuropsicologia pelo HC/FMUSP e Especialista em Gerontologia titulada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Atua com Estimulação cognitiva de idosos e orientação aos familiares, bem como docente em cursos de formação de cuidadores. Desde 2005 atua, voluntariamente, junto a ABRAz Associação Brasileira de Alzheimer – Regional São Paulo, quando exerceu cargo de Tesoureira nas gestões 2006/2009 e 2009/2012, além de coordenar Grupo de Apoio para Cuidadores e Grupo de Apoio para pacientes. Atualmente coordena o Grupo de Apoio Perdizes. É sócia na empresa 50Mais Ativo.

Robiany Pires

É graduada em Administração de Empresas pela UNINOVE, e técnica de Contabilidade pelo Centro Universitário SENAC. Há mais de três anos orienta, voluntariamente, pessoas a se prepararem e se reorganizarem financeiramente para o futuro. É sócia na empresa 50Mais Ativo.

Vera Caovilla

É graduada em Administração Hospitalar pelo Instituto de Pesquisas Hospitalares, pós-graduada em Marketing pela FECAP, mestrado em Serviços de Saúde pela faculdade de Ciências da Saúde São Camilo e Especialização em gerontologia Social pela FMUSP. Desde 1991 tem atuado voluntariamente junto a ABRAz Associação Brasileira de Alzheimer, sendo membro fundador e onde exerceu os cargos de Tesoureira Nacional (1991/1995), Presidente Nacional (1995/1999 e 1999/2002), Presidente da Regional São Paulo (1991/1995 e 2009/2012), Tesoureira Nacional (2011/2014). Coordenadora das três edições do livro “Você não está sozinho…” junto ao Dr Paulo Canineu. É sócia na empresa 50Mais Ativo.

50MAIS ATIVO SOCIAL

Nossa equipe tem uma atuação bastante significativa no voluntariado. Uma vivência obtida, nestes últimos 25 anos, envolvendo família, pacientes, relacionamento familiar, rede de amigos e compartilhamento de experiências. Este tempo todo nos tem mostrado a importância e a necessidade de ouvirmos e entendermos mais cada história de vida, cada experiência vivida, cada ação positiva e/ou negativa refletida em uma vida afetiva.

Reconhecendo a importância destas ações em nossa vida pessoal e profissional, estivemos e continuaremos presentes em atividades que envolvam orientações, informações e apoio para o entendimento e compreensão das melhores formas de atender uma pessoa afetada por um declínio cognitivo, e também no relacionamento com profissionais que atuam nesta área, compartilhando experiências.

Algumas ações da 50mais Ativo social:

Grupo de Apoio Perdizes Abraz-SP, Unibes/Centros dia, Unibes/Instituição de longa permanência, Forum do Idoso de Itapecirica da Serra, Virada da Maturidade (2017 e 2019), Programa São Paulo Amiga do Idoso (IDEA/Idoso-2019).